Situado na cidade de Agra, em Uttar Pradesh, o mais conhecido monumento da India é, na verdade, um grande mausoléu de mármore branco.

O Taj Mahal foi construído pelo imperador muçulmano Shah Jahan (1592-1666), para imortalizar sua esposa favorita Mumtaz Mahal (1592-1631), que morreu ao dar à luz ao 14º filho do casal. Desolado com a perda, o monarca ordenou a construção de um enorme mausoléu que deveria abrigar o corpo de sua amada e, ao mesmo tempo, simbolizar o amor do rei por Mumtaz.

Durante 22 anos, cerca de 20 mil homens trabalharam na construção do Taj Mahal, que significa “Coroa do Palácio”, empregando toneladas de mármore da India, ametistas Persas, safiras do Ceilão, cristal e jade Chineses, turquesa Tibetana e lápis-lázuli do Afeganistão. Belo exemplo de arquitetura da Dinastia Mughal, em que se misturam estilos indiano, persa e islâmico, o monumento ainda possui muitas inscrições retiradas do Corão.

Em 1657, apenas cinco anos antes do palácio ser finalmente concluído, o imperador Shah Jahan adoeceu e teve seu posto imperial usurpado por seu filho Aurangzeb, que o manteve recluso no Forte de Agra até sua morte, em 1666.

A complexidade de seu traçado arquitetônico coloca esse mausoléu ao lado das mais perfeitas construções já realizadas pelo homem. A impressionante simetria que marca seus portões, jardins, cúpulas, domos e minaretes só foi quebrada para abrigar o túmulo do próprio imperador Shah Jahan, ao lado de sua esposa Mumtaz Mahal.

No século XIX,  o poderio britânico na India colocou em sério risco a preservação do monumento devido a depredação realizada pelos oficiais ingleses e as rebeliões hindus. No século seguinte os ingleses realizaram um projeto de restauração e proteção ao monumento. E com o tombamento pela UNESCO em 1983, como um Patrimônio da Humanidade, a preocupação com sua conservação tornou-se responsabilidade de diversos historiadores, arquitetos e restauradores.

Venha conhecer o Taj Mahal e tantas outras maravilhas da India conosco! Nosso grupo sairá no dia 31/janeiro de 2015, confira o roteiro completo e demais detalhes nos link abaixo:

http://viagensinspiradoras.com.br/india-2015-uma-jornada-atraves-dos-sentidos-2/

logos-redondo-mapa