Khajuraho é um dos destinos turísticos mais procurados da Índia. Foi capital religiosa da dinastia Hindu Rajput dos Chandelas, que controlou esta parte da Índia entre o século 10 e 12. Tem o maior conjunto de templos hindus medievais, tombados pela UNESCO, famosos por suas belas esculturas eróticas. Essa dinastia era seguidora do culto tântrico.

DeviJagadambi03

Ao todo são 25 templos preservados, que pela localização remota acabaram sendo protegidos da invasão islâmica. Escondidos durante muito tempo sob uma densa floresta, os templos de Khajuraho somente foram descobertos em 1838. Foram construídos em forma de espiral e estão erguidos sobre um sólido terraço de pedra situado no meio de um relvado. As esculturas que os decoram exteriormente são um exemplo da ligação entre a religião e o erotismo, excelentes demonstrações dos diferentes estilos arquitetônicos da Índia.

askg

O templo mais notável é o Kandariya Mahadev, que representa o auge da arquitetura sacra do norte da Índia. Chamam a atenção, as requintadas obras esculturais. Mais de 800 obras decoram o templo com detalhes de deusas, deuses, animais, guerreiros, donzelas sensuais, músicos e as cenas eróticas que deram fama aos templos de Khajuraho. Um dos monumentos mais impressionantes da Índia.

india-11

Muitas das imagens representam as Aspsaras. São as donzelas celestiais que aparecem em cenas do cotidiano, cheias de graça, sensuais, e  apresentadas como dançarinas ou auxiliares de divindades, com vestimentas rendadas, que mostram uma incrível transparência e foram esculpidas na pedra.

ParsvanathTemple04

Os templos de Khajuraho não têm escultura com temas relacionados com a sexualidade no seu interior. A razão liga-se ao facto de que o visitante crente deve deixar os seus desejos sexuais fora do templo, mantendo-se assim puro.

ParsvanathTemple06

Por sua vez os elementos eróticos estão presentes em apenas 10% de todas as esculturas , representando cenas de sexo oral, orgias entre figuras humanas e nunca entre os deuses. Os restantes 90% representam situações da vida social, como músicos, camponeses, oleiros etc.
LakshmanTemple66
Nos templos de Khajuraho, os Deuses Shiva, Nandi, Princesa Durga, representações de encarnação de Vishu, estão completamente vestidos.
Atualmente, este complexo arqueológico tem características semelhantes às de um parque público inglês com relvados, roseiras e árvores de jardim, oque é apreciado por alguns dos turistas, mas que,  na opinião de alguns críticos, não tem qualquer tipo de relação com a paisagem histórica existente na altura em que os templos foram construídos.
india-10

logos-redondo-mapa